CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
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Até o fim do mês de outubro, a conta de energia dos consumidores, entre eles, pequenos negócios deve ficar mais cara. Isso porque está em vigor a bandeira tarifa vermelha patamar 2, uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) ocasionada pela seca e baixa nos reservatórios de água. Mesmo que mantenham o atual nível de consumo, pequenos estabelecimentos vão gastar mais com a conta de luz.
Para reduzir o impacto dessa determinação, o Sebrae elencou uma série de iniciativas e disponibiliza capacitações para diminuir o preço com o gasto de energia.
De acordo com o Sebrae, 79,4% dos pequenos negócios não possuem fontes alternativas de obtenção de energia e 54,7% dos empreendimentos ainda não implementam algum plano ou política interna de redução de consumo. Os dados foram obtidos pelo Programa Sebrae Energia, a partir do diagnóstico do perfil energético feito com mais de 1.200 empreendedores de diversos segmentos desde abril de 2023.
Como economizar
Atento às necessidades das micro e pequenas empresas e dos microempreendedores individuais (MEI), o Sebrae desenvolveu a Jornada Consumo, Custo e Geração de Energia. Nela o empresário consegue conhecer o perfil energético da empresa, receber análise da fatura, fazer inventário energético, entre outras ações. Com as informações, é possível tomar a decisão quanto à gestão energética, identificando mais facilmente alternativas para economizar.
Ao fazer o diagnóstico, o empresário pode descobrir formas de economizar com energia. “Atualmente, a Jornada mapeia quatro oportunidades para o empresário escolher a partir de sua realidade: adesão à Tarifa Branca, Assinatura de Energia, Mercado Livre de Energia ou Geração Própria (que requer investimento em placas solares)”, explica Carolina Moraes, analista de Competitividade do Sebrae.
Clique aqui para enviar a conta de energia do estabelecimento e obter um relatório personalizado com essas oportunidades.
Com mudanças simples, é possível melhorar a produtividade do negócio, diminuir o impacto ambiental e ainda reduzir custos.
Carolina Moraes, analista de Competitividade do Sebrae.
Fonte: Agência Sebrae
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